quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Release



Coletivo Atores à Deriva estréia FLUVIO E O MAR
Um menino com um destino de onda, um desejo de Mar. Assim é Flúvio, o herói da peça “Flúvio e o Mar”, espetáculo infanto-juvenil do Coletivo Atores à Deriva, que estreia dentro do Cena Aberta na Casa da Ribeira, neste domingo dia 10/10/10 às 5 da tarde.
A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e três cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também as últimas tendências da moda; João Insatisfação, um homem que anda com tudo que tem e possui uma verdadeira obsessão por comprar, mania que aprendeu com a mãe.
Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio  alertando-o sobre  suas escolhas.  Finalmente, após adormecer perto da praia do fim do dia, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo e óleo, fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo, inclusive Flúvio, que reluta em acreditar que ele não poderá nem nadar no mar.
E agora? O que Flúvio poderá fazer? Será que este é um destino sem volta?
O Processo:
A Peça “Flúvio e o Mar” nasceu de um encontro de desejos dentro do Coletivo Atores à Deriva. Alguns desejavam montar uma peça para o público infanto-juvenil, que em Natal tem acesso a poucas opções de qualidade; outros queriam continuar a pesquisa sobre o mar e seus ensinamentos, ou ainda dar continuidade à pesquisa musical integrada à cena, facilitada nesse processo pelo músico Luiz Gadelha.
Diante desses desejos, duas notícias impactantes nos mobilizaram: o fato de que há ilhas de lixo se formando em todos os oceanos, algumas delas já  maiores que alguns países e o grande derramamento de petróleo noticiado amplamente pela mídia internacional. O mar, nossa principal inspiração, está ameaçado.
Falar do Mar é para o coletivo uma metáfora para muitos aspectos da vida. O mar nos possibilita várias leituras, desde visões bem alegres e convidativas àquelas mais melancólicas e sombrias.
Assim, o mar que sempre nos remeteu ao desejo e às escolhas que fazemos é mais uma vez o nosso tema. Desta vez o principal valor que ele nos traz é uma reflexão sobre as nossas escolhas e o que estamos fazendo com tanto lixo que produzimos. Parece ser um tema pontual e com um destino panfletário, mas a nossa aposta é despertar idéias e sentimentos no público infanto-juvenil que, devido a um contato cada vez mais midiatizado com o mundo, pode estar ficando mais apático e alheio aos valores da convivência, liberdade e responsabilidade com o bem comum.
Ficha técnica:
Texto e Direção: Henrique Fontes
Elenco: Bruno Coringa, João Victor Miranda, Luiz Gadelha e Paulo Lima
Trilha original composta para a peça: Luiz Gadelha e o coletivo
Figurino e cenário: Doc Camara e o coletivo
Iluminação: Henrique Fontes
Fotos e design: Raphael Cross
Serviço:
Flúvio e o Mar
Dia: Domingo, 10/10/10 às 17h na Casa da Ribeira
Preço: R$ 5,00 (preço especial devido ao edital Cena Aberta patrocinado pela lei Câmara Cascudo, Governo do Estado e Cosern)
Reservas: 3211 – 7710
Contatos imprensa:
Henrique Fontes: 84 8823-6083/ henriquefontes75@gmail.com

Nenhum comentário: