quinta-feira, 30 de abril de 2009

Festival Palco Giratório em Recife





A Mar Aberto estará em Recife nos dias 09 e 10 de Maio participando do Festival Palco Giratório 2009.



FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA
Terceira edição do projeto acontece de 02 a 30 de maio,trazendo 37 espetáculos, de 37 companhias, vindas de 9 Estados do país,com apresentações em diversos pólos no centro e periferia da cidade.

Interação, intercâmbio de experiências e regionalidades, convivência de ideias, intersecção de diferenças, mistura de sotaques e linguagens, além de acesso democrático à cultura. Isso e muito mais aguarda os recifenses neste mês de maio, que será marcado pela terceira edição do Festival Palco Giratório Brasil – Recife, o maior festival de artes cênicas do Brasil. Ao todo, serão 30 dias de programação, onde serão mostrados 37 trabalhos de 37 companhias de nove estados diferentes, tendo início no próximo sábado (02/05).
Das companhias convidadas pela coordenação local, uma é do Rio Grande do Norte e 20 são de Pernambuco, das cidades do Recife, Arcoverde, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina. Elas se juntarão aos 16 grupos selecionados pela curadoria nacional do projeto para compor a programação do Festival Palco Giratório Brasil-Recife 2009. Essa junção de variados estilos brasileiros, junto com o nosso tempero artístico, torna o Festival um evento mais rico para a cidade que o recebe, espalhando cultura para todos os cantos, gostos e idades.
Um dos destaques desta edição, é a participação do Coletivo Angu de Teatro no circuito nacional do projeto Palco Giratório. Depois de dois anos sem uma produção pernambucana na circulação pelo Brasil, o Coletivo Angu de Teatro foi selecionado pela curadoria nacional, formada pelos técnicos de cultura do Sesc de todos os Estados brasileiros. Eles participam com as montagens, Rasif, mar que arrebenta, e Angu de Sangue e irão fazer apresentações em festivais do Palco Giratório em todo o país, além de circular na 4ª etapa do projeto pelos Estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
Outra novidade do festival no Recife é a ampliação dos pólos descentralizados no centro e regiões periféricas da cidade, facilitando o acesso da população de todos os níveis sociais. “A Praça do Campo Santo, em Santo Amaro, receberá uma mostra de teatro de rua e se tornará num espaço para agregar a comunidade local. A cada apresentação, um cortejo teatral percorrerá as ruas convocando pessoas de todas as idades que moram no bairro para o encontro circular em torno da poesia, da reflexão, do sonho conjunto”, anuncia Galiana Brasil, coordenadora geral do Palco Giratório em Pernambuco. Os espetáculos poderão ser vistos ainda nos Teatros Apolo, Armazém 14, Barreto Júnior, Capiba, Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, além da Escola Pernambucana de Circo e na unidade do Sesc Santa Rita.
Drama, circo, comédia, dança, musical, formas animadas, teatro adulto, infantil e de rua formam este leque cênico oferecido ao espectador, que participará ativamente da programação, seja interagindo, sorrindo, se emocionando, se surpreendendo ou aplaudindo. Para os que ainda tiverem fôlego e quiserem mergulhar profundamente neste universo, serão oferecidas Atividades Formativas gratuitas para que o público possa interagir com os grupos, são bate-papos com os artistas após os espetáculos, lançamento literário, pensamento giratório, fórum e seminário de dança .
A fim de estimular a presença do grande público a ter e manter o contato com a arte, os preços são populares e os ingressos podem ser adquiridos no local de cada espetáculo, ao valor de R$ 10,00 (público em geral) e R$ 5,00 (comerciários e dependentes com carteira do Sesc, estudantes, idosos e professores). As apresentações na Praça do Campo Santo, em Santo Amaro, e na Escola Pernambucana de Circo, na Macaxeira, são gratuitas.

ESPETÁCULOS

09/05 20h - A Mar Aberto/ Coletivo Artístico Atores à Deriva (RN) - Teatro Barreto Júnior
10/05 A Mar Aberto/ Coletivo Artístico Atores à Deriva (RN) - Teatro Barreto Júnior 20h
Maiores informações:

Nenhum comentário: